Aprenda Passo a Passo a Mesma Estratégia Que as Grandes Marcas Usam Para Multiplicar Exponencialmente a Quantidade de Clientes.

Olá empreendedor.

Percebeu algo em comum nesses slogans?

Preste bem atenção porque eles escondem um segredo…

E não vale dizer que são da Coca-Cola 😛

Essas frases ensinam 3 coisas sobre como atrair pessoas para o seu negócio nas redes sociais. 

A Coca-cola é, sem dúvida, a principal marca quando o assunto é cativar uma legião de fãs. Seu marketing é simples (mas com frases poderosas) e sua estratégia de distribuição é extremamente eficiente.

O que faz a palavra “Coca-Cola” ser reconhecida em todo o globo.

dalai lama conhece a coca-colaVocê está desafiado a me apresentar uma única pessoa que não conheça a Coca-cola. E vai ter que se esforçar para achar… se ele existe, com certeza deve viver escondido de todo o resto da civilização. Talvez em algum monte do Tibet!

E olhe… Acho que até o Dalai Lama conhece a Coca-Cola.

Brincadeiras a parte, o que mais me intriga em relação a essa companhia é: como uma marca conhecida em todo o mundo, sendo globalmente distribuída, consegue manter sua fórmula secreta escondida da população?

Qual será o Segredo da Fórmula?

E como ela é usada para atrair milhões de fãs no mundo todo?

Você também quer descobrir esse enigma?

Eu acredito ter a resposta.

E acho que tem muito a ver com uma poderosa estratégia de marketing no Facebook que uso para transformar centenas de seguidores, em milhares… É essa estratégia que quero compartilhar com você hoje.

E chama-se “A Estratégia do Concentrado de Avatar”.

Então… TSSSSS… Abra uma latinha de refrigerante e vem comigo desvendar esse mistério…

 

A Fórmula Secreta do Sucesso: Tirando a Tampinha Premiada

Pixabay_Drink Soda (7)

“Como a Coca-Cola consegue manter uma fórmula secreta ao mesmo tempo em que espalha seu refri por todo o planeta?”

Não foram uma ou duas vezes que me peguei pensando isso.

E quando descobri a resposta, acabei arrumando confusão com a vizinhança. Tive uma epifania tão descontrolada, que dei gritos e mais gritos de “Eureka”!

Por fim, percebi uma maneira que revolucionará o jeito como você anuncia no Facebook. E ela tem tudo a ver com a estratégia que a Coca-Cola usa em seu business desde a década de 1940!

Tanto tempo assim e ninguém conheceu o Segredo da Fórmula dela? Isso só pode significar: a estratégia que você irá conhecer hoje funciona e servirá para te distanciar de toda a sua concorrência.

Mas, para saber como dominar o seu nicho nas redes sociais e fazer crescer exponencialmente a sua quantidade de clientes, tem mais uma coisinha que preciso te contar sobre a Coca-Cola.

 

O Jeito Coca-Cola de Fazer Negócios

Bem, não posso te explicar a Estratégia do Concentrado de Avatar, sem que você entenda como a Coca-Cola Company faz business.

Costuma-se dividir em três etapas:

ofical infografico - o jeito coca-cola de fazer negocios

Para você ter uma ideia. No Brasil, existem mais de 40 fábricas de refrigerante dessa multinacional. Apenas duas, porém, são da Coca-Cola Company mesmo – as demais pertencem as empresas franqueadas.

E com isso você deve estar se perguntando, mas então o que a Cola-Cola Company faz?

 

O que a Coca-Cola Faz…

Imagem2Na verdade, é produzir o nosso misterioso “Concentrado” que é distribuído para as demais fábricas franqueadas.

Por sua vez, as franqueadas precisam pegar o concentrado e adicionar água, gás carbônico e outros ingredientes. Fabricando, assim, milhões de litros da bebida.

Outra atividade dos franqueados, então, é engarrafar a Coca-Cola e fazer chegar nos pontos de vendas.

O Concentrado está para os franqueados como o suco de polpa está para você e sua família. Com poucas gramas de polpa, se faz um suco para todos apreciarem durante o almoço.

 

Pegou bem a estratégia da Coca-Cola?

O Jeito Coca-Cola de Fazer NegóciosResponda a verdade.

É importante você ter essa tática em mente quando for aplicá-la no Facebook.

Isso mesmo que você ouviu, Facebook.

Onde mais você espera encontrar milhões de pessoas prontas para se relacionarem com você e a sua marca?

E é justamente sobre essas pessoas (que você vai encantar até se tornarem clientes fieis e promotores dos seus produtos ou serviços) que pretendo falar na próxima seção.

 

Concentrado de Avatar: Fabricando a Estratégia de Facebook Perfeita

Você já ouviu falar de avatar?

Avatar Não é Um Filme?

Avatares são representantes quase fictícios de um cliente ideal para você.

São as pessoas no Facebook, Google ou Mídias Sociais mais certas e preparadas para comprar de você. Aquelas que já estão prontas para serem seus clientes, basta que você faça a oferta certa para elas. 

Para identificar um avatar perfeito, você precisará fazer pesquisa entre as pessoas que já curtem sua página: sexo, idade, profissão, comportamentos, motivações, localizações, etc.

Anote os dados mais comuns entre seus principais clientes e seguidores.

Isso criará um padrão de informações.

Esse padrão de informações é o seu avatar.


Eu vou te ensinar agora como criar o mesmo Concentrado da Coca-Cola, para seu Avatar!

Isso mesmo, você vai aprender como pegar uma pequena porção do seu avatar (clientes e seguidores) e multiplicar por milhões deles, usando o princípio de “business” da Coca-Cola. O mesmo que atrai adoradores da marca por todo o planeta.

 

Como Encontrar Seu Avatar na Prática?

Pixabay_Drink Soda (6)

Essa é a maior dificuldade que todos os principiantes têm ao anunciar no Facebook.

Como encontrar o público correto para seus produtos ou serviços?

Mostrar o anúncio certo para a pessoa certa e na hora certa é sempre um enorme desafio.

Entretanto, não fazê-lo direito poderá ser um desastre para toda a sua campanha.

 

Para Achar o Cliente Certo…

Você deve levar em consideração, o grande poder que as pessoas têm no Facebook atualmente.

É muito difícil interagir se sua postagem tiver repercussão negativa.

Como não se pode agradar a todo mundo, sua missão será agradar o máximo de avatares (pessoas preparadas a ouvir o que você tem a dizer), antes de querer agradar o mundo, aprenda que: primeiro você deve se relacionar com um pequeno grupo de pessoas interessadas no seu nicho.

 

Como a Coca-Cola faz há séculos!

Criada em 1884 nos Estados Unidos. A marca levou anos vendendo para os clientes de língua inglesa. Somente em 1943 que o Brasil viu sua primeira Coca-Cola. Em  Portugal chegou mais cedo, em 1924. Países que se comunicam em Espanhol, Francês, Mandarim e outros também conheceram a marca bem depois de sua data de criação.

Ou seja, a Coca-cola foi testando mercados, forma de comunicação e meios para manter sua fórmula secreta; pegava pequenas “amostras de clientes” em cada localidade em que iria se instalar. Fazendo elas crescerem. Partindo, daí, para outras nações.

E hoje…

Você não se sente como se ela sempre tivesse existido?

Ou melhor: como se sempre fizesse parte da sua vida?

Pois é.

Criar anúncios é meio como saber o que está passando na mente das pessoas que geralmente compram de você: quais os problemas delas, desafios e dores.

O que tira o sono deles e como você pode oferecer o remédio perfeito?

Parece complicado?

Mas fique tranquilo. Vamos te ajudar a definir que é o seu avatar do jeito Coca-Cola.

Eu desenvolvi uma estratégia que vai proporcionar os seguintes resultados:

 

1 – Rápida identificação do seu público-alvo.

2 – Acima de 90% de taxa em acerto do público correto.

3 – Ganho de escala em poucos dias.

Legal né?

Interessado em saber como ter 90% de certeza de que a pessoa correta irá receber os seus anúncios no Facebook?

Então, você precisa conhecer os ingredientes para fazer o seu Concentrado da Coca-Cola.

 

A Receita do Concentrado no Facebook

Bom… antes de colocar a mão na massa, deve-se ter em mente que essa estratégia não servirá somente para você atingir o público certo no Facebook.

Muito mais do que isso, ela é uma tática poderosa que você poderá usar sempre que quiser alcançar novos públicos.

Então, para a receita do Concentrado, vamos precisar de uma conta no Google Adwords e dos seguintes ingredientes:

Os 4 primeiros itens são fundamentais para manter a estratégia funcionando.

Já já você vai entender o porquê.

Então, se tiver que parar a leitura aqui para correr em busca de um desses ingredientes, deixe salvo esse artigo nos seus favoritos e volte facilmente mais tarde 🙂

Como se cria uma conta no Google Adwords? Gravamos um passo a passo para te ajudar a criar e configurar sua conta do jeito certo. São vídeos também vão te ensinar a investir no Google de maneira econômica e eficiente.

Nós, reunimos todo esse conteúdo em um mini-curso grátis que você pode ter acesso facilmente.

Basta clicar abaixo e se inscrever…

 

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A Estratégia do Concentrado [Passo a Passo]

Passo 1: 50 Perguntas. A Essência da Fórmula

passo 1 - lista

Papel e caneta na mão?

Escreva pelo menos 50 perguntas que seu avatar faz a si mesmo quando está buscando solucionar um problema.

Também anote detalhes bem pontuais como (pessoas com quem ele conversa, locais onde vai pesquisar ajuda, redes sociais, Facebook, Google…)

Exemplo:

Digamos que seu avatar é uma pessoa acima do peso e está buscando mudar de vida por meio da prática de atividades físicas.

Nesse caso, as perguntas que você deve elaborar seriam coisas como:

  • Quais esportes são ideais para quem está acima do peso?
  • Quais atividades físicas são mais indicadas para obesos?
  • Quais são as lesões mais comuns em pessoas acima do peso?
  • E como se preparar para elas?

E por aí vai…

Seu objetivo nessa etapa é achar as grandes dúvidas que estão enchendo a cabeça do seu avatar, causando-lhe sofrimento.

Com isso, gere também uma lista de palavras que poderão ser expandidas.

Confuso? Te mostrarei em seguida.

 

Passo 2: O Reagente da Fórmula (Expansão e Filtração das Perguntas)

Se lembra que lá em cima eu disse que você precisaria de uma conta no Google Adwords?

Pois bem, aqui é o primeiro momento em que ela será usada na estratégia do Concentrado.

Confira no infográfico abaixo, todas as etapas da Expansão e Filtração do Concentrado de Avatar:

oficial infografico do concentrado - o filtro de avatar

 

Passo 3: Ligando as Máquinas no Laboratório (Montando Uma Campanha no Google Adwords)

photo-1423784346385-c1d4dac9893aMuito bem, chegou a hora de atrair essas pessoas que querem ser seus clientes.

É sabido que este público faz buscas online sobre métodos para resolver seus problemas.

Aí que você irá pegá-lo e vender tudo o que tem no estoque… NÃO!

Agora você deve entregar valor para esse público por meio do tal do Conteúdo de Qualidade – como ensinei logo acima.

É importante saber fazer Marketing de Conteúdo com as ferramentas mais revolucionárias e baratas a sua disposição (o Google e o Facebook).

Você não deve vender para seu público, deve se relacionar com ele e educá-lo.

(Dúvida? Entenda o porquê disso nesse outro artigo)

De posse da planilha do “Planejador de Palavras-Chaves” e do “Conteúdo de Qualidade”, tenha em mente que:

oficial infografico do concentrado - ligando a maquina

 

Passo 4 – Os Tipos de Avatar

233HFez tudo até aqui?

Então, você já tem campanhas de Adwords rodando atraindo visitantes para seu site.

Esse por sua vez está oferecendo Conteúdo de Qualidade: uma amostra grátis (que não te custou nada) de como você pode ajudar seu avatar.

Se você tiver bons conhecimentos que ajudarão o seu avatar, ou se tiver uma segunda oferta grátis (e-book, checklist ou vídeo grátis para quem for assinante) com certeza seu visitante quererá se inscrever nos formulários de captura de e-mail do seu site.

Tornando-se um lead.

Esse lead, deve ser analisado com cuidado.

Para isso, vamos classificá-los de dois modos:

oficial infografico do concentrado - tipos de avatar

Mas Peterson, o ideal é ter mais Avatares Purificados, né?

Exatamente.

Por isso, um “Avatar Semi-Purificado” deve ser refiltrado (por meio do remarketing) para que volte a ter contato com conteúdo relevante e possa, numa segunda “peneira” passar a ser um lead.

Bom, como o grande objetivo dessa estratégia é encontrar mais pessoas com o perfil do seu cliente ideal, deve-se ficar atendo aos seguintes números:

  • 100 pessoas na sua lista de e-mails que vieram por esta ação no Google.
  • 1.000 pessoas na sua lista de público do Facebook, da página de Conteúdo de Qualidade que você promoveu por meio do Google.

Pronto!

Se você seguiu cada passo até agora, tem a primeira amostra do Concentrado de Avatar.

Ela será usada para encontrar outros milhões de semelhantes.

Mas não no Google.

No Facebook.

E se você está se perguntando “como? ”

O próximo passo, eu dedico a sua pessoa. 😉

 

Passo 5 – Produção em Escala: Multiplicando o Avatar no Facebook    

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Do mesmo jeito que a Coca-Cola não tem que produzir milhões de litros de refrigerante. Você também não tem que atingir milhões de pessoas.

Seu objetivo é delegar essa função aos franqueados.

Ou melhor: o Facebook.

É ele quem irá entregar a sua mensagem para os seus clientes ideais. (E se você leu esse artigo aqui, já sabe que é importante ver essa Rede Social como um parceiro de negócios)

O que a Fábrica Franqueada faz?

  1. Multiplica o Concentrado.
  2. Distribui por meio de seu sistema de logística.
  3. Coleta números/feedback para a Coca-Cola Company.

Agora vejamos essa escala, aplicada ao Facebook.

 

Passo 6 – Multiplicando o Concentrado de Avatar

Uma vez que se tenha 100 e-mails, já se consegue fazer seu primeiro lookalike de 1 milhão.

 

Loka... o quê? Luke Skywalker?

Calma lá Jovem Aprendiz.

Lookalike, em uma tradução literal seria “veja como se parece”; é uma técnica que dará uma projeção ou simulação de sua campanha e os resultados que ela terá.

Com a técnica do Concentrado, você tem 100 inscritos na sua lista de e-mail (leads), estuda o comportamento deles e está certo de que essa técnica servirá para 1 milhão de pessoas iguais a ele.

O lookalike do Facebook é uma ferramenta oferecida pela própria rede social que faz justamente isso: analisa o comportamento de um número menor de clientes e diz como será para número exponencialmente maior.

Observação: no Brasil, o Facebook traduziu o termo "Lookalike" para "Semelhante".

 

Então, depois de conseguir seus primeiros 100 e-mails inscritos na sua lista, siga esses passos:

 

  1. Faça lookalilke de 1 milhão de pessoas, com apenas 100 e-mails.
  2. Mantenha suas campanhas rodando no Google até que consiga chegar em 1.000 e-mails – isso servirá para melhorar seu concentrado.
  3. A cada 100 novos leads (200, 300, 400… e assim por diante até 1.000), faça novos lookalike de 1 milhão.
  4. Ao chegar em 1.000 leads, avalie se a estratégia de obtê-los pelo Google está trazendo retorno sobre o investimento (ROI) para você. Sim? Continue gerando leads. Não? É possível seguir apenas com anúncios no Facebook para os seus lookalikes.
  5. E assim, continue gerando novos lookalikes com a entrada de novos leads.

 

Passo 7 – Distribuindo Anúncios Para os Semelhantes

delivery_truck_accidentsBom, agora que você já tem públicos com milhões de Semelhantes do seu Concentrado de Avatar, poderá criar uma campanha no Facebook.

E é agora que a multiplicação começa!

Afinal, se centenas de pessoas ficaram interessadas no seu Conteúdo de Qualidade e ofereceram-lhe o e-mail em troca de mais informação, devemos aproveitar a logística do Facebook e entregar essa mensagem novamente.

Agora para MILHÕES de pessoas.

Aqui você deve tomar cuidado com 7 erros que a maioria dos empreendedores comentem ao anunciar no Facebook (falamos mais sobre eles aqui).

Ou seja: entregue a mensagem correta e não tente vender nada para seu avatar (pelo menos não ainda).

 

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Passo 8 – Feedback do Avatar, Números e Ajustes na Fórmula

Assim como os revendedores devem passar para o distribuidor os produtos que estão saindo bem, os números de sua campanha de Facebook irão apresentar uma resposta que você deve ficar de olho.

Por isso, fique atento aos seguintes itens:

ofical infografico - feedback do avatar

 

Uma Última Coisa… Que Vai Mudar Toda a Sua Estratégia

iStock Drink Cola photo Cover

O grande problema na hora de criar um avatar perfeito por meio da Estratégia do Concentrado é não saber como montar uma campanha do Google Adwords do jeito certo!

Se você já sabe quem é seu público (o que ele sente, quais suas dúvidas, o que o perturba, etc) já tem meio caminho andado.

Achar esse avatar pelo Google é o grande problema para a maioria das pessoas.

Porque mesmo de posse das palavras-chaves e das perguntas corretas, muitos empreendedores não estão preparados para “operar” os  Links Patrocinados do Google – que leva algum tempo de estudo e prática se você não tiver o conhecimento certo.

Se esse for o seu problema, você também tem dificuldades com o Adwords, fique tranquilo… Eu tenho um presente muito especial que fará você parar de perder tempo. E passará a usar o Adwords para atrair mais clientes.

Gravei um mini-curso em 3 vídeos-aulas. Neles, ensino tudo o que você precisa saber para ter uma campanha de Google configurada e totalmente à prova de erros.

Esse curso é gratuito e você pode acessá-lo simplesmente. Basta se inscrever abaixo.

 

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Isso mesmo, é só seguir cada passo desse post e do mini-curso acima que você passar a ser a Coca-Cola do seu nicho.

Ou pelo menos atrair tantos clientes quanto ela.

 

Não Perca Nenhum Detalhe Da Estratégia do Concentrado!

Você ficou com dúvida sobre cada uma das etapas da Estratégia do Concentrado?

Não fique!

Com certeza conseguirá o máximo de retorno com o guia certo.

Junto com os vídeos do Google Adwords ali em cima, você também encontra um Checklist com todos os pontos importantes dessa estratégia. Ah… vale frisar que esse checklist também é free, grátis… gratuito. 😀

Espero que você tenha gostado desse artigo e que esse estudo de caso do jeito Coca-Cola de fazer negócios te ajude a alavancar vendas e superar essa crise que tá braba.

Se você tem qualquer outra dúvida sobre o Facebook ou o Google Adwords, aproveite os comentários abaixo para fazer qualquer pergunta que eu e a equipe do Para o Alto e Avante iremos responder.

Obrigado por vir até aqui… e te espero lá no curso.

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Peterson Mota

Peterson Mota

Peterson acompanha o crescimento da internet no Brasil desde 1996. É especialista autodidata em geração de tráfego desde 2003, quando fez sua primeira campanha no Google. Já administrou mais de R$ 20 milhões em campanhas online, tendo gerado mais de R$ 300 milhões em receita para centenas de clientes. Desde pequenas e médias empresas (a maioria) até grandes marcas!

12 Comments

  1. 31/08/2016 at 5:33 PM

    Grande Artigo, dicas muito legais, a coca cola realmente é mestre no quesito marketing e realmente acredito que existem pouquíssimas pessoas neste mundão aí que não conheçam a coca cola. Show esse artigo

  2. Charles
    27/09/2016 at 10:03 PM

    Desculpe-me mas desta vez achei que ficou misturado!
    Não conseguí acompanhar porque penso que primeiramente tenho que fazer o curso de Google adwords e saber o que pixel!
    Quando sairá o curso sobre Google Adwords ? Já fiz minha inscrição.
    Enquanto isso, vou procurar saber como se obtém um PIXEL no facebook.

    Feito isto, voltarei à aula acima.

  3. sandro delay
    28/09/2016 at 3:13 PM

    Tenho uma fanpeg que divulgo serviços de fornecedores de eventos, e tenho a dificuldade de achar meu avatar, tenho que ter dois avatares um para os fornecedores e outro pra quem precisa dos serviços dos fornecedores? E necessário eu ter um sait ?

  4. Caio
    29/09/2016 at 12:30 AM

    Para quem não tem site, e vende apenas no Facebook, Insta e Whatsapp, como conseguir os avatares?

  5. Maria do Amparo
    29/09/2016 at 8:07 PM

    AV. VISCONDE DO RIO BRANCO

  6. Peterson Mota
    03/10/2016 at 9:25 PM

    Oi Charles. Mas realmente tem que misturar duas estratégias para dar certo. Mas você faz bem em aprender o Adwords primeiro(Para os primeiros passos, os vídeos grátis que prometo ali em cima vão te ajudar muito). E sobre o pixel do Facebook, trata-se de um script que você insere no seu site, que vai permitir ao Facebook Ads identificar quem visita o seu site. Aqui tem um guia completo sobre como implementar: https://www.facebook.com/business/help/952192354843755

  7. Peterson Mota
    03/10/2016 at 9:27 PM

    Obrigado Cassiano. Que bom que gostou 🙂

  8. Peterson Mota
    03/10/2016 at 9:37 PM

    Caio, sua pergunta é muito boa! Neste caso o Facebook te permite formar audiências com base em interações do seu publico com suas postagens. Por exemplo: Se você tem um vídeo e quer pegar apenas a parcela que assistiu mais da metade do vídeo, e criar um audiência baseada nestas pessoas é perfeitamente possível, pois você sabe que são pessoas bem mais interessadas no que você publica. Claro que podee usar este publico pra gerar Lookalikes também. Outra coisa muito legal é que numeros de telefone também servem como publico para criar audiências no facebook e com base neles gerar lookalikes. De fato mesmo sem um site, você vai poder ampliar multiplicar o seu avatar 😀

  9. Peterson Mota
    03/10/2016 at 9:44 PM

    Sandro, você precisa sim “conversar” de modo distinto com eles. Num mundo ideal, eu diria que você deveria ter fã pages distintas para cada um deles…pra não misturar as coisas. Ter um site é ter um lugar pra chamar de seu! No seu site, suas regras…no Facebook, as regras são do Face! Eu sempre incentivo empreendedores a ter um site. Mas se você ler a resposta que dei ao Caio, vai ver que tem maneiras de multiplicar sua audiência, enquanto você providencia o site 🙂

  10. 09/10/2016 at 12:41 PM

    Interessante.

  11. delzo fernandes
    14/10/2016 at 10:44 AM

    bom dia todas as paginas de cadastro estão dando erro, como eu vou fazer para me cadastrar?

  12. Vagner Abreu
    08/11/2016 at 1:05 PM

    Olá Delzo

    Você já está inscrito. 😉

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