Conheça os 7 Erros Fatais Que Milhões de Anunciantes Cometem Mesmo Sem Querer. Eles Podem Derrubar as Suas Vendas no Facebook Em Questão de Minutos!

Hey hey hey amigos.

Quer um conselho para 2016? Esse será o ano de fazer Marketing no Facebook.

Você já deve ter ouvido falar de centenas de empreendedores que investiram R$ 1 em anúncios e obtiveram retorno de R$ 100, R$ 500 ou até mesmo R$ 1.000 daquele primeiro real.

E não é para menos.

O Facebook hoje tem mais de 1,59 bilhões usuários: pessoas que acessam o site a todo o tempo e todos os dias; pessoas que podem estar curtindo os seus produtos ou serviços nesse momento ou compartilhando a sua marca.

Só que, quando chega sua vez de anunciar, você investe R$ 100, R$ 500, R$ 1.000… R$ 2.000 e nada desse retorno sobre o investimento que tanto se ouve falar.

Não dá vontade de xingar o Mark Zuckerberg?

 

facebook audience insights

Sei bem como é.

Também gastei rios de dinheiro investindo no Facebook sem ter nenhum retorno. Aí que entendi: para conquistar pessoas e transformar fãs em clientes, deve-se conhecer as regras do jogo.

Não vou mentir para você: dominar a rede social é difícil, mas é possível se você tiver o mapa certo.

Na vida, você pode encontrar seu tesouro de duas formas: pode sair cavando buracos por aí até achar algo; ou seguir um mapa, ou seja, o caminho de outra pessoa que já encontrou o tesouro e está te mostrando como obter mais.

Tá preparado para conhecer o mapa que permitiu ao Para o Alto e Avante ter seus anúncios visto por mais 9 milhões de pessoas? Que resultou em 300 mil novos Likes e 60 mil clientes em potenciais (leads)?

Então, reúna seu equipamento (papel e caneta)…

E vem comigo nessa aventura!

 

Investir no Facebook: Será Que Vale o Esforço?

Vale se você souber encarar a rede social como um parceiro de negócios. Ele não é um lugar onde se consegue muito tráfego para o seu empreendimento sem que você invista dinheiro e siga algumas regras necessárias à boa experiência de seus usuários.

Para isso, deve-se entender que o Facebook é uma empresa. E como tal, visa a lucratividade. Você, como empreendedor, bem sabe que para manter-se é necessário ter funcionários, infraestrutura e pagar suas despesas de funcionamento. O mesmo acontece com a rede social.

Agora, pense comigo, se o site é parte da sua estratégia de vendas online, é justo que você repasse uma parte de seus lucros ao Facebook, né? Afinal, o Facebook tem a capacidade de trazer novos clientes a você.

E aí você me pergunta: vale a pena dividir meus lucros com o Facebook?

Sim. Com certeza. Assim como no Google, a rede social está otimizada de tal forma que é muito fácil você segmentar suas campanhas e atingir exatamente as pessoas que vão comprar de você.

Nós do Para o Alto e Avante apostamos tanto no Google, quanto no Facebook para conseguir tráfego. Quero em breve falar mais sobre o principal engine de buscas da internet. Porém, hoje para manter o foco, vamos nos concentrar na publicidade no Facebook.

Deixa eu te mostrar alguns dos resultados que tivemos investindo dinheiro em anúncios no Facebook:

 

Infográfico 1 - Sucesso POA Facebook 2015

Convencido de que o Facebook será a plataforma de vendas de 2016? Preparado para ver milhões de pessoas curtindo, compartilhando e comentado os seus anúncios? Pronto para conhecer as regras desse jogo?

Então, existem 7 coisas que NUNCA devem ser feitas ao anunciar no Facebook. Apenas 5% dos anunciantes as conhecem e por isso multiplicam seus investimentos, deixando os concorrentes para trás.

Talvez você esteja cometendo alguns desses erros em suas campanhas nesse momento, sem nem ao menos saber disso!

Mas não se preocupe.

Após a leitura desse artigo você estará pronto para entrar para o rol  de empreendedores que sabem MESMO como anunciar no Facebook e não ficam apenas fazendo macacadas para chamar atenção (e escorregar na banana). 

Preparado?

 

7 Erros Que Você Pode Estar Cometendo Ao Fazer Marketing no Facebook

#1: Ter a Mentalidade de Classificados

Eu tenho algo para vender, venham comprar de mim…

250H

Sabe aquele tipo de anuncio que apareciam nos classificados de jornais?

Quase sempre falavam sobre um produto, uma oferta e em seguida vinham frases como “Compre Hoje Mesmo!”, “Venha Conferir” ou “Garanta Já o Seu”Sem falar muito sobre porque aquele produto ou serviço mudaria a vida do consumidor.

Isso é o que chamamos de anúncios com a “A Mentalidade de Classificados”. Ele pode funcionar no jornal, mas isso não acontece com o Facebook.

A primeira lição a aprender é que as pessoas vão para a rede social para se distrair. Elas estão ali para ver o que os amigos postaram, ver o bebê da prima ou as fotos da festa do último final de semana.

Como Vender, Não Vendendo

Por esse motivo, qualquer anúncio no Facebook será considerado intrusivo pelos usuários.

Eles estão vendo intimidades ou coisas particulares e você invade para comunicar que tem algo a vender... É o mesmo que entrar numa festa, tirar alguém da pista de dança e querer vender-lhe qualquer coisa que ele não precisa no momento - como detergente de louça, por exemplo.

Não pense em banner ou propaganda. Evite mostrar seu anúncio para o máximo de pessoas. Quanto mais se faz isso, menos se vende.

No Para o Alto e Avante usamos o Marketing de Conteúdo. Em outras palavras, você deve criar artigos de blogs, vídeos e outras publicações que informe e entregue valor às pessoas na rede social.

Esse é o segredo da era digital: você gera conteúdo de qualidade de graça e as pessoas irão curtir e compartilhar.

Isso as tornará mais felizes, o que aumentará o interesse delas nos seus produtos ou serviços.

#2: Ser Um Spammer

Não pense em fazer SPAM. Pense em educar e cativar as pessoas. 

ser um spammer

Sabe aquela pessoa que sai anunciando seus produtos em toda página ou grupo do Facebook?

Sabe aquela empresa que tem perfil na rede social (ao invés de FanPage) só para fazer uma postagem sobre seu serviço e marcar 50.000 pessoas?

Não é chato quando você é marcado nesse tipo de post?

Imagine estar matando a saudade, falando com um amigo que não vê a muito tempo por exemplo, e daí vem alguém te marcar numa postagem vendendo algo que você nem precisa!

 

  • Empresas, negócios, organizações ou pessoas jurídicas devem ter FanPage. (Sua empresa, CNPJ)
  • Anote aí: perfil deve ser somente para usuário ou pessoa física. (Você, CPF)
  • Quem faz isso corre o risco de ter a conta banida do Facebook... Para nunca mais voltar.

 

É sério: o banimento é algo real. Qualquer usuário pode acionar a função de SPAM para qualquer Perfil/Fanpage. Basta você receber duas ou três dessas marcações para o Facebook tomar uma providência: como notificá-lo, fazer seu post alcançar poucas pessoas ou até cancelar a publicação.

A psicologia de quem compra na rede social é baseada em uma palavra-chave: relacionamento.

Não faça SPAM, faça relacionamento.

Seu anúncio irá dividir espaço com as intimidades dos usuários. Torne-se íntimo (próximo) deles.

 

#3: Não Investir Em Tráfego Pago (Ou: Querer Apenas Tráfego Grátis)

não investir em trafego pago

Sabe quando se recebe uma amostra grátis de um produto ou serviço que facilitará o seu trabalho?

Se for algo bom, você com certeza vai querer pagar para ter mais, não é? Afinal, profissionais não querem somente amostra grátis.

Com o Facebook é a mesma coisa.

Se somente esperar pelo marketing boca a boca ou pelo tráfego orgânico (acessos no seu site sem que você pague por eles), seu negócio irá sofrer.

 

Mas o Marketing Boca a Boca é Ruim?

Nem um pouco!

Eu mesmo recebo muito tráfego desse tipo na internet, mas também pago (e pago bastante) para fazer meus produtos alcançarem novos clientes.

Você precisa ver o boca a boca como um bônus pelo seu investimento. Apenas isso.

Nós ensinamos nossos alunos a se diferenciar para receber muita divulgação boca a boca, mas para isso precisará de um catalisador e acelerador de vendas.

Esse catalisador é o tráfego pago.

Então, para te ajudar a entender a importância do investimento em tráfego, separei 4 mindsets para você ler, refletir e incorporar na sua estratégia de Marketing.

Papel e caneta na mão!

 

4 Mindsets Para Você Refletir e Incorporar na Sua Estratégia de Marketing no Facebook

 

Mindset 1 – O Facebook é o Dono da Bola

Aceite esse fato.

O nome do jogo no Facebook é: “você tem que pagar se quiser jogar”.

Ou seja, os dias de muito tráfego gratuito na rede social estão acabando.

A cada ano as empresas recebem menos alcance orgânico.

Nesse artigo recente, a Forbes – maior revista de negócios do mundo – divulgou que:

Infográfico 2 - redução usuários

Pouco né?

Mas tem um lado positivo nisso: investindo em tráfego no Facebook, você pode alcançar pessoas que ainda não o seguem. Elas irão se interessar pelo seu conteúdo, comprar de você e tornar-se um novo fã.

 

Mindset 2 – Enxergue o Facebook Como Um Parceiro de Negócios

Aqui no Para o Alto e Avante é assim: o Facebook nos ama porque damos muito dinheiro para ele e nós amamos o Facebook porque recebemos muito retorno sobre esse investimento.

A base de qualquer parceria é a cumplicidade. Um ajuda o outro.

Se você entrar com a mentalidade de extrair (pegar o que quiser e sair), o Facebook não vai querer saber de você. Ele vai banir suas publicações.

O que ele quer são pessoas que agregam valor à plataforma, que tornam a experiência positiva para todo mundo ali dentro.

 

Mindset 3 – Esqueça a Promessa Falsa do "Muito Tráfego de Graça"

E deixe de lado os produtos ou posts que dizem “como conseguir visitantes no Facebook de graça”, ou “como conseguir 50 mil cliques sem pagar nada”.

Isso não é jogo que o Facebook joga.

Se você quer ter um retorno de bilhões e não de centena de reais, tem que começar a pensar o Facebook como um Parceiro em que você põe uma moeda sai 2, põe 2 sai 4.

Esse é o mindset que fará você decolar do chão.

 

Mindset 4 - Tráfego é a moeda na internet

Você já sabe que um negócio requer muitos visitantes para vender bem. E sem tráfego nada vai acontecer no seu negócio. O segredo do Facebook é vê-lo como um lugar onde se gera tráfego de qualidade, pagando.

E esse tráfego, como bem disse antes, refere-se a um público segmentado. Diferente do que se recebe por anunciar na TV, rádio ou jornal.

Quer saber como a segmentação é importante na venda online? Nós te explicamos já já.

 

#4 Não Ter Uma Boa Oferta

não ter uma boa oferta

Muito bem!

Até aqui já aprendemos que para seus anúncios fazerem sucesso precisa ter a mentalidade certa e investir em tráfego.

Mas nada disso funcionará se você não tiver uma boa oferta. Essa é a linha que separa os empreendedores que faturam milhões no Facebook, daqueles que só recebem o dinheiro investido de volta.

Para entender como fazer uma oferta matadora, veja com atenção o infográfico abaixo:

Infográfico 3 - a triade da oferta

A falta de qualquer um dos itens dessa tríade derruba qualquer oferta no Facebook.

 

Um Exemplo de Boa Oferta

Seguindo o gráfico, qual o elemento que irá conectar o Produto/Serviço que você quer vender com a Pessoa Certa?

Digamos que você queira vender Água Mineral e o consumidor ideal para esse tipo de produto são pessoas que gostam ter uma vida saudável.

Como mostrar a essas pessoas que a sua água é a melhor opção para eles comprarem?

Você precisa oferecer algo que essa pessoa queira ouvir. Falar sobre os benefícios que a sua água trará para a saúde e bem-estar da pessoa.

Exemplo: Gerar conteúdo sobre a importância de substituir Água Mineral por refrigerante em um restaurante.

 

90% das Empresas Não Sabem Fazer Ofertas PARA o Facebook

O que eu e minha equipe notamos é que há pessoas ideais para qualquer negócio no Facebook. Quem não tem Facebook hoje em dia? A rede social é tão importante quanto um RG ou CPF.

Assim como muitos dos seus concorrentes estão tentando vender lá nesse momento. O que eles não sabem, e você sairá daqui sabendo, é conectar as pessoas do Facebook com uma oferta.

Como dissemos antes, está testado e comprovado que o Marketing de Conteúdo é a melhor forma de “vender não vendendo” no Facebook.

Entregue informação. Lembre-se que as pessoas estão na rede social para fugir dos seus problemas, ou aproveitando alguns minutos de tempo vago – por exemplo, estão no ônibus e resolvem acessar enquanto esperam para descer no trabalho.

Como dica final dessa seção, vale a pena anotar:

  • As pessoas vão para o Google para tentar solucionar problemas.
  • As pessoas vão para o Facebook para fugir dos seus problemas.

 

#5 Não Ter a Abordagem Correta

não ter a abordagem correta

Agora que você tem uma boa oferta, já pode faturar centenas de reais no Facebook somente com essa estratégia.

Mas como empreendedor dedicado que é, não vai parar aqui né?

Você precisa atingir milhões de reais e para isso deve saber mexer nas dores de seus clientes, falar a língua deles e surpreendê-los ou tocá-los profundamente.

Aqueles que são diferentes é que serão lembrados.

Para isso, você precisa conhecer maneiras de abordagem diferentes para vender no Facebook.

 

6 Abordagens Comprovadas Que Fazem Sucesso no Facebook

Os maiores anunciantes no Facebook são os que sabem abordar seu público-alvo.

Durante esses 3 anos em que preparemos o Facebook Adamantium, descobrimos 6 maneiras que sempre funcionam em qualquer anúncio.

Essas abordagens estão ligadas à emoções humanas e são estudadas pelos maiores especialistas em psicologia de vendas.

Vejamos:

Infográfico 4 - 6 Abordagens

 

#6 Não Fazer Anúncios Para Facebook

não fazer anuncios para Facebook (3)

Mesmo depois de estudar as técnicas acima, poucos empreendedores conhecem o fluxo certo de fazer Marketing no Facebook.

Não basta ter a abordagem certa, você precisa saber conversar com essa pessoa que é um potencial comprador.

Geralmente quem cria uma campanha no Facebook a faz do jeito errado.

Veja no gráfico a seguir o Jeito Errado e o Jeito Certo de fazer anúncios para o Facebook:

 

Infográfico 5 - Jeito errado e certo de anunciar no Facebook

 

Você deve ter percebido que esse infográfico resume tudo o que você leu até agora. Exceto por um detalhe que é o 4º  item do Jeito Certo: “criar vários anúncios”.

“Mas Pedro, que história é essa de fazer vários anúncios?”

Isso mesmo. Você sabia que, 9 em cada 10 anunciantes erram justamente nesse ponto. Eles apostam todas as suas fichas em apenas uma campanha.

Quer entender porque você deve estar entre os 5% dos empreendedores que realmente sabem fazer negócio no Facebook?

Claro que quer… Então não perca a última dica logo abaixo 😉

 

#7: Não Criar Vários Anúncios e Fazer Teste A/B Entre Eles

não investir em varios anuncios e fazer teste ab

Preste bastante atenção nesse conselho final pois é aqui que você realmente irá abrir uma distância estratosférica entre os seus negócios e o dos seus concorrentes.

Crie anúncios e campanhas separados. Para isso vale pensar anúncios com abordagens diferentes e tentar descobrir quais delas funcionam para o seu público.

 

Como Criar Anúncios e Fazer Teste A/B em 2 Etapas:

Etapa 1: Entendendo o Poder da Escala

Então, ao invés de investir R$ 50 em um anúncio apenas, crie 10 anúncios e coloque R$ 5 em cada um deles.

Veja a quantidade de opções você tem: um desses anúncios será para homens, outro para mulheres, outro para moradores do seu Estado, outros para os de outra localidade, um anúncio com uma Abordagem Comprovada e outro com outra.

Assim que lançar essas campanhas, faça Teste A/B, ou seja, veja quais deles funcionam melhor... Quais estão vendendo mais?

Aquele que der mais retorno, você investe mais dinheiro nele.

Vai por mim. É aqui que você tem escala. Seus produtos ou serviços passarão a vender como água.

 

Etapa 2: Não Se Esqueça de Tapar os Buracos!

Feita a estratégia cima?

Então pare os anúncios que não estão funcionando e invista mais dinheiro naqueles que funcionam.

Deve dar a máxima atenção a isso: se você deixar todas rodarem sempre, terá várias campanhas “buracos”. Ou seja, é por ali que seu dinheiro está escapando ou sendo investido em algo sem grande potencial de retorno.

Pense-as como os buracos de um navio por onde a água entra e pode te afundar. É questão de sobrevivência tapá-los.

Por isso, não se esqueça: pare as campanhas que não dão retorno, pegue a verba delas e reinvista nas que estão dando certo. Assim que você começar a vender R$ 10.000, R$ 50.000, R$ 100.000, sempre lembre-se de pegar esse dinheiro de vendas e investir novamente. Ok?

Lembra-se que lá em cima falamos sobre você criar anúncios para públicos diferentes?

Isso lança uma grande dúvida sobre os tipos de pessoas que podem se interessar pelos seus anúncios, não?

Homem ou mulher? Moradores de São Paulo ou do Rio de Janeiro? Jovens ou idosos, enfim, são tantos públicos usando a rede social que é realmente difícil prever quem poderá se interessar pelo que você tem a oferecer, né?

Não mais.

Veja no box abaixo uma dica surpresa para te ajudar com essas questões 😉

Você Conhece o Facebook Audience Insights?

facebook audience insights

Você já descobriu o que 9 em cada 10 empreendedores nunca souberam investir no Facebook CORRETAMENTE.

Mas para quê parar por aqui né?

Como um bônus para você que acompanhou-nos nessa aventura, vou te recomendar uma ferramenta do próprio Facebook que te permite descobrir exatamente quem é o seu público alvo e quais assuntos o interessam mais.

Quer aprender a criar anúncios baseado na idade, interesses pessoais ou localização dos seus clientes?

Então abra esse link na outra aba.

Agora, note que:

  • Item 1 (Imagem 1): preencha o país, região ou cidade para onde deseja vender.
  • Item 2 (Imagem 1): defina uma idade mínima e uma máxima para seu cliente.
  • Item 3 (Imagem 1): preencha o sexo do seu público-alvo.
  • Item 4 (Imagem 2): atente-se a essa informação logo acima. Neste exemplo, o Facebook mostra que existem 3 milhões de usuários mulheres entre 18 e 35 anos moradoras de São Paulo.
  • Item 5 (Imagem 2): veja o campo "Estilo de Vida" e vá descendo a barra de rolagem. Aqui você descobre informações extras sobre esse público (estado civil, escolaridade, cargos, tc)
  • Item 6 (Imagem 2): Clique em "Curtidas na página", o Facebook vai carregar as principais páginas que esse público curte. Nesse ponto você entende seu cliente. O que ele curte? Quais interesses deles? Festas? Tudo.
  • Item 7 (Imagem 2): Você pode clicar em "Salvar" e guardar esse relatório no seu PC para ler mais tarde.
  • Item 8 (Imagem 2): Aproveite que você descobriu seu público e clique em "Criar Anúncios". Dê início a campanhas customizadas para esse tipo de cliente.

Para maiores informações sobre o Facebook Audience Insights, clique nas imagens abaixo.

Legal né?

Com o Facebook Audience Insights você descobre o coração e a mente dos seus clientes.

 

Vendendo Muito Para Uma Audiência Mais Qualificada

Você constatará que esse público é muito menor do que os 1,59 bilhões de usuários da rede social.

E que bom!

Com certeza esse público é menor, mas é muito mais qualificado e específico. Essas são as pessoas em que realmente vale investir, pois elas querem comprar de você.

Se você acha que as dicas sobre “como usar o Facebook corretamente nos seus negócios e obter milhões de faturamento” terminaram, deveria dar uma olhada nessa última seção 😉

 

Seu Próximo Desafio: Aprenda a Transformar Fãs em Clientes

seu proximo desafio

Nós do Para o Alto e Avante acreditamos que o empreendedor é aquela pessoa que quer sempre mais. Não basta conhecer o que você não deve fazer no Facebook, com certeza você quer aprender a ter ainda mais sucesso com seus anúncios, né?

Separei essa estratégia que já ajudou dezenas de pessoas a fazer parcerias lucrativas com o Facebook.

O que você acabou de ler foi uma tática que levamos 3 anos para desenvolver e fez a gente gastar rios de dinheiros em anúncios que deram certo e outras nem tanto. Mas você não precisará arriscar esse tempo e essa grana.

Gostou? Tem dúvidas? Quais outras dicas sobre o Facebook você gostaria de receber aqui no Para o Alto e Avante?

Deixe seu comentário aqui embaixo que eu ou minha equipe adoraremos responder.

E não se esqueça: o Facebook será a ferramenta de marketing de 2016. Conta para mim como você está aproveitando a mais poderosa rede social que existe.

Grande abraço.

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Pedro Superti

Pedro Superti

Pedro Superti ajuda empresas a se tornarem líderes de seus segmentos usando estratégias de promoção online. Além de empresário e palestrante, possui diversos treinamentos que podem levar seu negócio para o próximo nível de posicionamento. Saiba mais neste blog!

11 Comments

  1. Luiz De Marco Neto
    30/03/2016 at 5:52 PM

    Excelente artigo!!!!

  2. Stefane Fonseca
    31/03/2016 at 3:13 PM

    Sensacional! Deu pra ver o quanto eu estava dormindo no ponto! hahaha

  3. Peterson Mota
    26/04/2016 at 11:37 AM

    Olá Emerson, tudo bem? Os vídeos são enviados para o seu email. Pode ter acontecido de ter caído na sua caixa de spam(sempre confirmamos o email, para evitar que alguém se cadastre no seu lugar, por exemplo). Nós temos muito conteúdo grátis enviado tanto por email, como aqui mesmo no Para o Alto e Avante. Estamos sempre buscando entregar muito valor para nossos seguidores. Mas vamos ficar atentos ao nosso sistema de envios para garantir que todos recebam o que a prometemos! Grande abraço.

  4. 18/08/2016 at 9:44 AM

    Simplesmente um conteúdo de muio valor. Parabéns pelo artigo. Sou fã do trabalho de vcs.

  5. 30/08/2016 at 2:28 PM

    Parabéns ótimo conteúdo,eu fazia errado mesmo um erro tão simples com um prejuízo gigante mas valeu Pedro supert vc é fera .

  6. Luana
    31/08/2016 at 11:46 PM

    Muito bom!!!
    Aprendi bastante!! Parabéns!👏

  7. Edison Luiz
    28/09/2016 at 9:05 AM

    O ARTIGO FAZ MUITO SENTIDO E DE GRANDE VALOR PARABÉNS
    PELO BELISSIMO TRABALHO QUE VOCES DO FATOR X VEM REALIZANDO.

  8. 20/10/2016 at 11:24 AM

    Excelente!
    Mas faltou algumas imagens no sétimo erro.

  9. Vagner Abreu
    08/11/2016 at 1:04 PM

    Olá Erik. Aqui não faltou. Tenta por favor abrir em outro formulário.

  10. 22/12/2016 at 1:25 PM

    Muito top tudo isto!!! Estou acompanhando os materiais do Pedro Superti há poucas semanas, mas já fui impactado por tantas informações mais que valiosas!! Muito obrigado Pedro e Equipe!

  11. Gerônimo Costa
    23/03/2017 at 3:02 PM

    Obrigado pelo material disponibilizado, tem sido de extrema importância para mim! Tenho aprendido muito!!!

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