Separamos Para Você Uma Lista Com os Maiores Sites de Imagens do Mundo. Você Nunca Mais Perderá Tempo com o Google Images ou o Stock Photos.

 

Raios! Como é difícil escolher uma imagem que combine com meu artigo!

Você já deve ter passado por isso. E não estamos só falando de escolher uma boa foto. Você precisa daquela foto, aquela representação em uma imagem de toda a capacidade de entrega do seu post.

Viu só como nós te entendemos?

Sim, sofríamos bastante nas mãos do Stock Photos até descobrirmos 20 sites incríveis onde você pode encontrar A IMAGEM PERFEITA!

Agora que já criou um blog (falamos mais aqui) e escreveu seus primeiros posts (saiba aqui), nós vamos te ensinar como escolher uma foto para seu post capaz de atrair centenas de leitores. E o melhor de tudo: essas imagens serve para qualquer tipo de conteúdo.

Japan_wallpapers_-29E TODAS SÃO DE GRAÇA! (você não estará infringindo direito de uso).

Confie em nós, há pouquíssimas fotos boas de graça na internet. E as melhores delas, estão nesses sites que iremos indicar.

Chega daquelas fotos com os mesmos modelos fazendo pose genéricas, vestindo ternos genéricos… Isso é coisa para blogs genéricos.

Você está pronto para ilustrar seus artigos com muita personalidade? E gerar conteúdo altamente engajante? Pronto para atrair centenas de leitores para seu blog?

Então continue lendo, vou te mostrar os 20 melhores bancos de imagens do mundo.

PS: Mas primeiro separei 5 dicas que te ajudaram a escolher a imagem perfeita.

 

5 Dicas Para Escolher Uma Imagem Perfeita (Você Vai Se Arrepender, Se Pular Essa Seção)

Se você leu nosso artigo sobre os 10 passos para escrever um post (aqui), já sabe que não se pensa em conteúdo para internet sem pensar em imagens.

Isso acontece porque uma simples imagem pode trazer uma aparência muito mais profissional para seu blog.

É sério. Não adianta escolher um bom tema para WordPress e ter um layout perfeito no seu site. Serão as imagens que trarão brilho ao seu conteúdo.

Outra habilidade incrível de criar um post bem ilustrado é fazer um leitor se interessar por seu texto, mesmo antes de começar a ler.

photo-1431578500526-4d9613015464

Entretanto, a função mais poderosa da Imagem Perfeita é tornar seus textos memoráveis. Capazes de reforçar um argumento, opinião ou ponto de vista.

Como pode ver, motivos não faltam para você escolher uma imagem perfeita para seu post.

Para te ajudar nessa decisão, separamos as 5 coisas mais importantes a considerar quando escolhe as suas imagens. Muito mais de te indicar sites, você conta com um guia completo que mudará a maneira como você planeja seus posts.

Pronto para criar artigos que se destacam na internet?

Então, comece pela dica 1.

 

Dica 1 – Você Tem o Direito Sobre a Imagem Que Deseja Usar?

unnamedEscrevemos essa dica por primeiro por ser a coisa mais importante ao considerar ao escolher uma imagem: você tem permissão para usar essa imagem?

Essa é uma questão muito séria. Pois, nem todas as imagens encontradas no Google podem ser usadas sem que se pague por elas.

Você encontrou uma foto incrível no Google e quer usá-la? Primeiro precisa descobrir quem é seu dono, e então pagar ao fotógrafo ou designer que possui os direitos dela. Vai por mim, ninguém quer um probleminha judicial!

É claro que depois de ler esse post e ver as indicações de bancos de imagens (mais abaixo), nunca mais terá esse dilema.  😉

Mas, se ainda assim você não abre mão de baixar uma foto do Google, veja no quadro abaixo uma dica bem útil para baixar imagens com direitos Free do maior site de buscas do mundo.

 

Como Salvar Imagens Livre Para Uso no Google

Poucos usuários do Google sabem que o site de busca oferece filtros para facilitar sua busca por imagens com direitos livre para uso.

Se você considera o Google indispensável na ilustração de seu post, na próxima vez em que pesquisar por imagens verifique a opção “Direitos de uso”.

Ao clicá-la, terá acesso ao seguinte menu:

print imagem google

 

Nesse, pode definir que o Google traga nas buscas apenas imagens com direitos livres, que poderão ser reutilizadas em seu conteúdo apenas uma vez ou para sites sem objetivos comerciais.

Muito bem, você já pode baixar qualquer imagem do maior site de buscas sem infligir algum direito privado.

O quê? Fazendo isso o Google não trouxe fotos trosquinhas? É por isso que você precisa conhecer os 20 maiores bancos de dados do mundo.

 

Dica 2 – Como Escolher Uma Imagem Relevante

unnamed (1)A imagem que você escolheu é relevante ao conteúdo?

Quando combinada ao título e a headline, ela faz sentido?

Pense bem: a imagem destacada no seu post, o título e a headline são as primeiras coisas que seus leitores virão nas redes sociais ou num e-mail de divulgação.

Se não houver uma conexão entre esses 3 itens, seu conteúdo pode parecer amador. Ou que está forçando a amizade para receber um clique.

Essas são as piores sensações que um leitor pode ter de um post que tanto você batalhou para escrever, né?

Então, uma das coisas que pode fazer é manipular a headline ou título do seu post; acrescentar uma palavra que combine com a imagem escolhida. Por isso, recomendamos que deixe o título para o final, depois de escolher a imagem destaque (como já explicamos aqui).

 

Dica 3 – Escolha Uma Imagem Compulsiva.

 

photo-1429277158984-614d155e0017Ser relevante é essencial.

Mas isso é só o recheio... Falta a cobertura do bolo.

A imagem que você escolheu precisa ser compulsiva. Ou seja, o leitor tem que bater o olho nela e clicar no post.

Esquece pensar, esquece ler mais sobre a headline.

Não! A imagem escolhida deve ser tão impactante que irá colocar o observador num nirvana. Fazendo-o clicar compulsivamente, naturalmente e sem perguntar-se muito.

 

Anote aí: a primeira imagem destaque no seu post (a featured image) é que normalmente será compartilhada na lista de e-mail, Facebook, Google+, LinkedIn ou demais mídias.

 

Fazer isso parece difícil, mas com o tempo você aprende a escolher a imagem perfeita. Vale a dica: ela não pode parecer chata ou esquecível, não importa se escreve sobre finanças ou moda, a qualidade do seu blog depende disso.

E por falar em qualidade, você sempre prima por ele em cada seção do artigo? Então, vai adorar a próxima dica.

 

Dica 4 – Escolha Uma Imagem de Alta Qualidade

 

photo-1433838552652-f9a46b332c40

Eu sei que estou sendo óbvio aqui.

Você nunca iria escolher uma imagem de baixa qualidade e pixelada, né?

E está totalmente certo por isso.

Procurar por imagens de alta qualidade e com boa resolução é fundamental para ter um conteúdo profissional. Do contrário, seu site perderia toda a credibilidade.

No entanto, uma imagem de qualidade não será apenas uma imagem enorme. Na verdade definir uma imagem de qualidade tem mais a ver com encontrar a foto com o tamanho certo para seu post.

É, você não vai querer que o post demore a carregar, né?

Pois é cientificamente comprovado que um leitor irá abandonar seu site se tiver que esperar demais pelo carregamento da página.

Então, criamos uma técnica para te ajudar a escolher a imagem do tamanho ideal, veja o box abaixo.

 

A Regra dos 100 KB: Como Escolher a Imagem com o Tamanho Certo?

photo-1421986527537-888d998adb74Poucos blogueiros sabem disso, quando se fala em qualidade, existe pouca diferença entre uma imagem pixelada e uma imagem com resolução alta demais para seu post.

Se você escolher uma imagem “pesada” demais, que faz seu post levar tempo demais para carregar, existe 40% de chance de uma pessoa abandonar seu conteúdo. Principalmente se a página levar mais do que 3 segundos para carregar.

Tenho certeza de que você vai querer isso acontecendo no seu blog, né?

Então, para que isso não aconteça, preste bastante atenção: o tempo de carregamento de uma página depende de uma série de variáveis. Entre elas, o tamanho das imagens carregadas no post. Exceto pela imagem em destaque, evite fazer upload de imagens superiores a 100KB nas demais seções do seu post.

 

Use Um Editor de Fotos para Redimensionar


Se você tiver uma imagem maior do que isso, utilize algum programa para edição imagens (Photoshop) para redimensionar.

Entenda também que mesmo que você carregue uma imagem e use as ferramentas de redimensionamento do WordPress, a imagem permanece com o “peso” que tinha originalmente – quando carregada.

unnamed (2)

Então não esqueça: utilize um editor de fotos externo e carregue uma imagem redimensionada para seu post.

Uma boa notícia para você é que mais a frente, na nossa lista de sites, disponibilizamos 4 sites em que você pode baixar fotos lindas e de baixa resolução. (Psiu, são os 4 últimos sites da lista)

Quer um post mais completo do que esse?

 

Dica 5 – Escolha Uma Imagem Otimizada Para Mobile (Responsiva)

tumblr_nt4jea8EQx1slhhf0o1_1280Hoje em dia, você não deve considerar apenas a tela do computador.

Não se esqueça que você quer seu blog seja lido pelo máximo de pessoas possíveis. E deverá oferecer-lhes boas condições de leitura para PC, smartphones ou tablets.

Para fazer isso, você precisa saber como o post e as imagens ficarão na tela do smartphone, mesmo que você sempre trabalhe no computador. Se constatar que seus leitores têm dificuldade para ler uma parte do post por causa do tamanho da imagem, altere o tamanho da imagem ou troque por outra com as dimensões ideais.

Continue lendo esse artigo, um dos sites da nossa lista é especializado em publicar fotos para mobile. (uma dica é o 15º da nossa lista 😉 )

 

Gostando das dicas até aqui?

Você só viu metade do que separamos para você.

Agora que já conhece algumas dicas importantes sobre como trabalhar com imagens, vem o prato principal desse post. Aquilo que você tanto esperou!

 

Os 20 Sites Para Baixar Imagens Incríveis e Totalmente de Graça!

photo-1438109491414-7198515b166b

Você não está cansado daquelas fotos genéricas que encontra gratuitamente do Stock Photos?

Sempre a mesma coisa. Pessoas em ternos balançando as mãos.

Mas o pior é que até você chegar a esse post, essas eram as únicas opções de imagens com direitos livre que você conhecia, né? (e olha que nem todas as imagens do Stock Photos são gratuitas).

Mas isso ficou no passado!

Nós separamos para você uma lista com os 20 melhores bancos de imagens do mundo! A partir de agora, seus posts contarão com imagens incrivelmente bonitas, compulsivas e o melhor de tudo: todas de graça.

Juro. Você nunca mais precisará de outro site de fotos!

Quer “ibágens” Datena?

Então, você veio ao lugar certo!

 

Algumas Palavras Sobre Direito dessas Uso de Imagens

unnamed (3)As imagens encontradas nos sites abaixo, possuem direito de distribuição licenciados pelo Creative Commons. Isso significa que você pode copiar, modificar, distribuir e até utilizá-las em seus negócios digitais. Tudo sem precisa pedir permissão.

Alguns sites pedem que você apenas cite o nome do fotógrafo ao reutilizar essas fotos em seu conteúdo. Quando for o caso, nós informamos para você na descrição de cada banco de dados (ver abaixo). Utilize a opção de “legendas” no editor de imagens do WordPress, caso precise citar o fotógrafo.

Agora que já explicamos como funcionam os direitos das imagens, esperamos que você se divirta clicando nos links e navegando nos sites a seguir.

Vamos lá?

 

Para Acessar os Bancos de Imagens

Clique na Foto ou no Título do Site para entrar no site.

 

1 – Unsplash

unslpash-desert-road_uvsq5s

Se você acessar o Unsplash nesse momento (link na imagem) terá a percepção de que não precisará de nenhum outro banco de imagens!

É uma coleção de fotos gratuitas de alta resolução e que está em constante atualização, sempre!

Como assim?

Eu explico: a proposta do site é “a cada 10 dias, 10 novas fotos”. Então, por mais que você se acostume com as fotos nele, espere 10 dias e você contará com mais fotos incríveis.

 

Como Ter Ainda Mais Imagens No Unsplash:

Ao entrar no site você encontrará apenas as melhores fotos do Unsplash. Com essas já dá para ilustrar inúmeros posts. Mas se quiser mais opções, clique na opção “ALL” ao lado de “FEATURED”.

E você receberá uma infinidade de outras imagens também tão boas!

ÉÉÉ. Só essa recomendação já valeria um post inteiro né?

Mas, nós queremos te dar ainda mais. Para você realmente dar adeus ao Stock Photos.

Então, conheça nosso “medalha de prata” a seguir.

 

2 – IM Free

imfree-singer_qzzm0j

Quando preciso pesquisar por imagens para ilustrar os posts do Para o Alto e Avante, dificilmente preciso ir além desses 2 primeiros sites.

A vantagem do IM Free é que ele é extremamente organizado. As fotos são divididas em categorias e subcategorias. E segmentada conforme o tema. Facilita bastante na hora de localizar aquela imagem ideal.

 

3 – Picjumbo

picjumbo-fashion_ejuahj

Outro excelente site que divide suas fotos em categorias. Você só precisa entender um pouquinho de inglês (bem básico) e voalá!

Um post impressionante!

A grande vantagem do Picjumbo em relação aos outros sites dessa lista é que novas fotos são adicionadas diariamente. O site também aceita doações dos usuários.

 

4 – New Old Stock

Astronaut Buzz Aldrin, lunar module pilot of the first lunar landing mission, poses for a photograph beside the deployed United States flag during an Apollo 11 Extravehicular Activity (EVA) on the lunar surface. The Lunar Module (LM) is on the left, and the footprints of the astronauts are clearly visible in the soil of the Moon. Astronaut Neil A. Armstrong, commander, took this picture with a 70mm Hasselblad lunar surface camera. While astronauts Armstrong and Aldrin descended in the LM, the "Eagle", to explore the Sea of Tranquility region of the Moon, astronaut Michael Collins, command module pilot, remained with the Command and Service Modules (CSM) "Columbia" in lunar-orbit.

Quer dar valor histórico ao seu conteúdo?

Então, você precisa conhecer o New Old Stock. Ele é um arquivo público com as fotos mais importantes da História. Todas em boa qualidade. Elas pertencem ao domínio público, então use a abuse para tornar seu artigo ainda mais refinado!

 

 

5 – Life of Pix

Purple Sunrise at the spring of Zelenci. River Sava starts it's path here.

Life of Pix oferece fotos de alta resolução sem limites de direitos de reprodução. Todas as imagens são incrivelmente belas.

Recomendo assinar a newsletter do site para receber atualizações de novas fotos semanalmente.

 

6 – Gratisography

yellow-taxi_vvvjao

Oferece imagens de alta resolução que você pode usar nos seus projetos. Não há restrição quanto ao uso dessas fotos e você pode entrar nele toda semana, sempre terá novidades!

Todas as imagens, caso queira creditar (o site não exige isso), foram fotografadas por Ryan McGuire da Bells Design.

A única desvantagem desse site é que ele demora um pouquinho para carregar. Mas nesse caso, você não perde por esperar.

 

7 – Little Visuals

tumblr_n4e0fezVyj1sdyj9lo1_500

A primeira vista, o Little Visuals parece um site de imagens como qualquer outro dessa lista. Mas não se engane!

O grande segredo aqui é assinar a lista de e-mail (só escrever seu e-mail na caixa e clicar em “Subscribe”) e você receberá 7 imagens de alta qualidade a cada 7 dias em sua caixa de entrada. Todas as fotos possuem licença aberta por Creative Commons.

 

8 – StockSnap.io

photo-1421986527537-888d998adb74

Desconsidere o nome esquisito e esteja pronto para se apaixonar por esse site!

O StockSnap.io possui uma seleção de fotos grátis tão vasta que serve de fonte para todos os outros sites nessa lista. Milhares imagens estão disponíveis nesse site e você irá cansar de rolar a barra de rolagem procurando por mais.

Minha dica: use o buscador no topo da tela, escreva alguns termos em inglês, tenho certeza de que você irá se encantar com o resultado. Todas as fotos estão disponíveis para download e você ainda pode configurar para exibir as mais populares. O StockSnap adiciona centenas de imagens toda semana. Todas as fotos estão em domínio e público e não precisa citar a fonte!

A única desvantagem: é tanta foto de qualidade que fica difícil escolher uma só!

 

9 – SplitShire

SplitShire-22611

Esse site é uma coleção de exuberantes fotos gratuitas criadas pelo web designer Daniel Nanescu. Todas têm licença aberta para uso comercial e pessoal. A grande vantagem desse banco é a lista de categorias que torna a busca mais rápida.

 

10 – Death To Stock Photos

death_to_stock_photo_chicago_vhbvhb

Se prestou atenção no post até aqui, devem imaginar que adorei o nome desse site, né?

Outro site em que a grande vantagem está em assinar sua newsletter. Assim, todo mês receberá um pacote de 10 fotos. Outra vantagem, o Death To Stock Photos possui grande variedade de opções em se tratando de fotos para suas postagens em blogs ou social media.

 

11 – Superfamous Studios

prt_500x500_1434408899

Quer dar um visual artístico para o seu conteúdo?

Então, bem-vindo ao Superfamous Studius.

Acessando-o, a primeira coisa que nota é um site colorido e até maluco. Mas não dê atenção para a home page, clique em “Images” para acessar uma mega coleção de fotos que capturam cenas naturais.

Essa coleção inclui excelentes closes de animais, praias, montanhas, florestas e tudo mais que há de lindo na natureza.

 

Lock & Stock Photos

Foto por

Foto por  A. J. Montpetit

Lock & Stock Photos reúne os trabalhos de A. J. Montpetit.

Ele liberou seu excelente trabalho nesse banco para você baixar e utilizar em qualquer tipo de conteúdo, desde que coloque seu nome na legenda da foto no post; e compartilhe o link de onde a foto foi baixada.

Vai por mim, compensa!

 

13 – Jay Mantri

tumblr_nsoc5ikBbb1qfirfao1_1280

Com uma proposta semelhante ao Unsplash, o Jay Mantri pública 7 novas fotos toda quinta-feira. Licenciado por Creative Commons, a variedade de temas é impressionante. Em outras palavras: praticamente você encontrará qualquer tipo de foto aqui, sobre qualquer nicho.

 

14 – Snapwire Snaps

SW_Kristen+Bruley

Também semelhante ao Unsplash, o Snapwire divulga 7 fotos a cada 7 dias. Fique à vontade para usá-las em seu conteúdo porque todas estão em domínio público.

 

15 – Getrefe

tumblr_nt4jea8EQx1slhhf0o1_1280

O Getrefe destaca-se em relação aos outros sites por oferecer imagens com dimensões ideais para conteúdo gerando para mobile. Lembra daquela dica lá em cima que mencionei sobre a importância da resolução da imagem?

Você não vai ter mais esse problema se acessar esse site. Todas podem ser projetos pessoais ou comerciais.

 

16 – Stock Valt

stockvault-we-shall-meet-where-there-is-no-sorrow102447

O Stock Valt perde um pouco em qualidade em relação aos outros sites nessa lista. Ainda assim conta com um acervo de mais de 50 mil fotos em baixa resolução. Excelente se você quer imagens em menores para o seu post não demorar muito a carregar.

 

17 – PhotoFree

863913703_7e1b315d55

Pesquise por palavras-chaves (em inglês) e você receberá inúmeras opções para seu post. Ainda pode escolher entre imagens gratuitas, com licença aberta não comercial, comercial e etc.

 

18 – Morgue File

cvr_12_1440570205

Mais de 26 milhões de fotos grátis e de extrema qualidade para você usar livremente em qualquer tipo de conteúdo.

 

19 – RGBSTOCK

mypGbog

Pesquisa por palavras-chaves (em inglês) por mais de 390 mil fotos para o seu post. Somente imagens de graça.

 

20 – Creative Commons

cc-comons

Um dos sites referência quando se fala em imagens com licença aberta para uso.

Além de imagens e fotos, você encontra nesse site outros tipos de mídias (vídeos e áudios) para usar gratuitamente no seu conteúdo. Contará com material de alta qualidade, disponíveis também no Google Images, sem precisar fazer citação.

 

Agora é Sua Vez de Gerar Conteúdo de Alta Qualidade!

Você encontrou nesse artigo do Para o Alto e Avante, um guia completo sobre como trabalhar com imagens no seu conteúdo, seja ele post para blog, mídia sociais ou infoproduto.

Também listamos para você, os 20 melhores sites do mundo, para encontrar imagens incríveis e chamativas. Aplique qualquer uma delas em seu material e tenho certeza: centenas de pessoas interessadas em seu conteúdo.

SplitShire_IMG_6783

Chega de ser refém do Google Images e do Stock Photos, aproveite essas dicas para gerar um conteúdo com personalidade e que diga muito sobre seu estilo de vida.

Se gostou desse artigo, vai ficar maluco com o que estamos separando para você no próximo post. 😉

Por isso, se inscreva na nossa lista de e-mails e não perca as novidades do Para o Alto e Avante diretamente no seu e-mail. Comente abaixo como você planeja utilizar as dicas desse post.

Até e te vejo no próximo post.

Previous post

Supercast 05 - A Sala de Aula de Inglês Mais Divertida da Internet

Next post

Supercast 06 - Como Desenvolver o Propósito do Seu Negócio e Colocá-lo No Piloto Automático, Com Artur Saraiva.

Vagner Abreu

Vagner Abreu

Vagner Abreu ajuda empresas a contar suas histórias desde 2010.
Trabalha com marketing de conteúdo e Storytelling, focando principalmente na redação de artigos e edição de podcast. Já trabalhou para jornal impresso e com assessoria de imprensa, mas sua verdadeira paixão é a liberdade que o formato web oferece.

9 Comments

  1. Antonio Campos
    31/08/2015 at 12:35 PM

    Excelente artigo Pedro! Ótimas dicas! Meus parabéns! Esta semana estarei adquirindo o método 10x! Abraço.

  2. Ellen
    01/09/2015 at 2:26 PM

    Sensacional, adorei as dicas. Exatamente o que eu estava precisando. Obrigado mesmo!

  3. Jonas Paim
    05/09/2015 at 4:25 PM

    Excelente post…. sou aluno do método 10x… fico impressionado quanto conteúdo de qualidade e relevante você produz… Hey…Hey…Hey….ansioso pelo próximo.

  4. Charles Alano Müller
    12/09/2015 at 9:31 PM

    Parabéns pelo texto, ótimas sugestões de sites de imagens, a maioria eu não conhecia. Destes que você citou, quais você considera melhores fontes de fotos com pessoas aparecendo?

  5. 13/09/2015 at 11:01 PM

    Olá Charles.

    Fotos com pessoas o melhor é o im free. Que bom que você curtiu o post.
    Vai ter novidades em breve! 🙂

  6. 13/09/2015 at 11:02 PM

    🙂

  7. 13/09/2015 at 11:02 PM

    Que legal Ellen!

  8. 13/09/2015 at 11:03 PM

    Serás muito bem-vindo Antonio!

  9. Rodrigo Giraldelli
    13/10/2015 at 6:45 PM

    Sensacional Pedro, fiz uma apresentação usando as fotos dos sites que peguei aqui com suas dicas e ficou lindo, fui super elogiado. Obrigado por compartilhar dicas tão interessantes.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *